sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pelé

 


Edison "Edson" Arantes do Nascimento mais conhecido como Pelé é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante.[3] É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o maior futebolista da história. Em 1999, foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, a revista francesa France Football consultou os ex-vencedores do Ballon D'Or para eleger o Futebolista do Século; Pelé classificou-se em primeiro.[17] Em sua carreira, no total, marcou 1281 gols em 1363 partidas, número que fez dele o maior artilheiro de toda história do futebol.

Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como O Jogador de Futebol do Século XX.
No Brasil, Pelé é saudado como um herói nacional por suas realizações e contribuições ao futebol.[19] Também é conhecido pelo seu apoio a políticas para melhorar as condições sociais dos pobres, tendo inclusive dedicado seu milésimo gol às crianças pobres brasileiras.[20] Durante sua carreira, foi chamado de Rei do Futebol, Rei Pelé, ou simplesmente Rei.[21]
Pelé
Pelé
Pelé durante a seção 'Uma Bola Pode Mudar o Mundo:
O Papel dos Esportes no Desenvolvimento' na
Reunião Anual de 2006 do Fórum Econômico
Mundial em Davos, Suíça. 26 de janeiro de 2006.
Informações pessoais
Nome completoEdison Arantes do Nascimento
Data de nasc.21 de outubro de 1940 (70 anos)[1] ou
23 de outubro de 1940 (70 anos)[2]
Local de nasc.Três Corações, MG, Brasil
NacionalidadeBrasil brasileiro
Altura1,73 m
Destro
ApelidoRei
Rei Pelé
Rei do Futebol
Pérola Negra
Informações profissionais
PosiçãoAtacante[3]
Meia-atacante
Clubes de juventude
1952-1956Brasil Bauru
Clubes profissionais
AnosClubesJogos (golos)
19561974
19751977
Total
Brasil Santos
Estados Unidos New York Cosmos
1120 0(1087)[4]
064 000(37)[5]
01184 00(1124)
Seleção nacional
19561971Brasil Brasil

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nelson Mandela


Nelson Mandela Medalha Nobel
Nelson Mandela
10.º presidente da África do Sul África do Sul
Mandato
27 de abril de 1994 até
16 de junho de 1999
Vice-presidenteFrederik Willem de Klerk
Thabo Mbeki
Precedido porFrederik Willem de Klerk
Sucedido porThabo Mbeki
19º Secretário-geral do Movimento Não-Alinhado
Mandato
3 de setembro de 1998 até
14 de junho de 1999
Precedido porAndrés Pastrana
Sucedido porThabo Mbeki

Nascido em18 de julho de 1918 (92 anos)
MvezoCabo Oriental
 África do Sul
Nome de
nascimento
Nelson Rolihlahla Mandela
NacionalidadeSul-Africano
Prêmio(s)Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1993)
Partido políticoAfrican National Congress Flag.svg Congresso Nacional Africano
FilhosMakaziwe Mandela
Makgatho Mandela
ResidênciaHoughton EstateÁfrica do Sul
OcupaçãoAposentado
ProfissãoAdvogado





Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo18 de julho de 1918) é um advogado, ex-líderrebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista. Sua vida foi brilhantemente retratada no filme “Invictus” (2009), mostrando sua conversão em ativista com métodos pacíficos, vindo a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Passou a infância na região de Thembu, antes de seguir carreira em Direito. Em 1990foi-lhe atribuído o Prêmio Lênin da Paz, que foi recebido em 2002. Na África do Sul também é conhecido como 'Madiba', um título honorário adotado por membros do clã de Mandela.

Elvis Presley


Elvis Presley
Presley em 1970
Informação geral
Nome completoElvis Aaron Presley
ApelidoRei do rock, Elvis the Pelvis
Nascimento8 de Janeiro de 1935
TupeloMississippi
 Estados Unidos
Data de morte16 de agosto de 1977 (42 anos)
Local de morteMemphisTennessee
 Estados Unidos
GênerosRock and roll
Rockabilly
Rhythm and blues
Gospel Pop rock Country
OcupaçãoMúsicoator
InstrumentosVoz
Guitarra
Violão
Piano
Baixo
Período em atividade1954 - 1977
Gravadora(s)Sun Records
RCA
Sony/BMG
AfiliaçõesThe Blue Moon Boys
The Jordanaires
The Imperials
Página oficialSítio oficial


Elvis Aaron Presley (East Tupelo8 de janeiro de 1935 — Memphis16 de agosto de1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado como Rei do Rock. É também conhecido pela alcunha Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 1950 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Leonardo di ser Piero da Vinci


Leonardo da Vinci
Provável autorretrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515.[nb 1]
Nascimento15 de abril de 1452
AnchianoItália
Morte2 de maio de 1519 (67 anos)
AmboiseFrança
NacionalidadeItália Italiano[nb 2]
OcupaçãoAtuou em diversas áreas, como pintorescultorarquiteto,engenheiromúsico
Escola/tradiçãoAteliê de Verrocchio / Pintura Italiana
Movimento estéticoAlto Renascimento
Principais trabalhosMona Lisa
A Última Ceia
A Virgem das Rochas
Homem Vitruviano
Assinatura"Eu, Leonardo"







foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientistamatemáticoengenheiroinventor,anatomistapintorescultorarquitetobotânicopoeta e músico.[1][2][3] É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.[1] Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.[4] É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.[5] Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece]misterioso e distante.[4]



Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença, foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma,Bolonha e Veneza, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.
Leonardo era, em seu tempo, como até hoje, conhecido principalmente como pintor.[5]Duas de suas obras, a Mona Lisa e A Última Ceia, estão entre as pinturas mais famosas, mais reproduzidas e mais parodiadas de todos os tempos, e sua fama se compara apenas à Criação de Adão, de Michelangelo.[4] O desenho do Homem Vitruviano, feito por Leonardo, também é tido como um ícone cultural,[6] e foi reproduzido por todas as partes, desde o euro até camisetas

sherlock holmes


sherlock Holmes
Sherlock Holmes em ilustração de 1904 por Sidney Paget.
Língua originalInglês
Morada221B Baker StreetLondres
Nascimento1854
Idade155 anos
Origem Reino Unido
Filme(s)Sherlock Holmes (1922), The Private Life of Sherlock Holmes (1970), Young Sherlock Holmes (1985),Sherlock Holmes (2010)
Seriado(s)Sherlock Holmes
Primeira apariçãoA Study in Scarlet (1888)
Última apariçãoNão determinada
Interpretado porVários








Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle[1]. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance A Study in Scarlet (Um estudo em Vermelho) editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, emNovembro de 1887[2] Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva[3]



Sherlock Holmes nasceu em 6 de Janeiro de 1854[4], a primeira aparição de Holmes se deu em 1887 na Beeton's Christmas Annual[5] em A Study in Scarlet, em Fevereiro de 1891, o romanceThe Sign of the Four é publicado em outra revista, a Lippincott’s Magazine[6], em Junho de 1891 Holmes estreia naStrand Magazine com a novela A Scandal in Bohemia[7] o conto obteve tanto sucesso que garantiu a Holmes um longo tempo de publicações na Strand Magazine.
Sherlock Holmes literalmente engoliu o seu criador, nunca se ouve falar em Sherlock Holmes como "O Personagem criado por Conan Doyle" e sim, se ouve falar em Conan Doyle como "O Homem que criou Sherlock Holmes".[8]

O cenário

The Sherlock Holmes Museum, no 221B da Baker Street
Não precisa viver na Inglaterra para conhecer o lar de Sherlock Holmes, o 221B Baker Street é um dos endereços mais famosos de Londres e abriga hoje um museu com o nome do personagem, as histórias do detetive se passam entre vários cartões postais da capital inglesa.